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Atletismo: crescimento das corridas de rua, maratonas e seus benefícios

Atletismo
Imagem: Divulgação
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No Brasil o atletismo se inicia no ano de 1910, tendo registros das primeiras competições no nosso país, a entidade responsável por organizar essas competições era a CBD (Confederação Brasileira de Desportos), dois anos depois foi criado a IAAF (Internacional Association Atlhetics Federation).

Desde 1977 no Brasil, o atletismo é representado pelo CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo).

O atletismo , não se limita somente a resistência física, integra também a habilidade, e a coordenação motora para se ter um bom aproveitamento do individuo nas modalidades do atletismo é necessário essa integração entre, treinamento, desenvolver as habilidades, acompanhamento técnico e disciplina. O atletismo é o “esporte base”, sua atividade provém de movimentos naturais aos seres humanos, saltar, correr e arremessar, quanto maior a dedicação e entrega nos treinos, as possibilidades de participar de competições importantes.

A pratica da corrida de rua teve um aumento relevante segundo dados do CBAT do ano de 2012 entre os jovens (crianças e adolescentes) e o publico em geral é comum a presença de participantes da terceira idade, é comum a descoberta de novos talentos segundo padrões teóricos dos investigadores de talento que participaram da pesquisa base do artigo sobre o crescimento das corridas de rua.

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O desenvolvimento de um atleta se dá através do treinamento constante, a participação em competições e acompanhamento técnico.

O crescimento de competições de corridas de rua, tais como as maratonas, aonde os percursos em quilômetros vão desde 5 km até 100 km, essas corridas de rua estimulam até o turismo das cidades onde acontecem as provas, pois o jovem troca com os amigos, parentes e acabamos contaminando uma geração com a vontade de praticar atividade física.

Para correr uma maratona o individuo precisa se preparar fisicamente, trabalhar sua resistência aeróbica, o controle emocional para superar seus limites individuais e chegar até o final das provas que participa. As corridas de rua absorvem público de idades variadas e sem um protocolo rígido, tais como exigência de exame médico prévio, então a preparação física é de responsabilidade de seu praticante.

No aspecto social, as corridas de rua promovem o encontro de pessoas distintas compartilhando a vivência da competição, antes durante e após o percurso do trajeto, os competidores estão em troca com o(s) outro(s).

Segundo Mara Patrícia, doutora em educação física pela Unicamp; na ultima década ocorreu um grande crescimento na pratica de corridas de rua, por interesses variados tais como: busca pela atividade física prazerosa, competitividade, integração social, promoção da saúde, estética e até a fuga do estresse do dia a dia, vale ressaltar que atrativos como as premiações, patrocínios, evidência na modalidade também são um chamariz para explicar esse crescimento.

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Benefícios da Corrida

Para se manter saudável e perder as gordurinhas que tanto incomodam, um dos melhores exercícios é a corrida.

A corrida é um dos exercícios físicos mais eficientes para quem quer perder peso com saúde. Correr acelera o metabolismo, fazendo a queima de calorias acontecer mais eficientemente. O aumento do metabolismo, provocado pela corrida, faz com que o organismo continue acelerado por mais alguma horas após o exercício. Ou seja, não é só durante a corrida que há queima de gordura. Por isso é tão importante a regularidade da atividade física, e não a quantidade de horas feitas num mesmo dia.

Quem Pode Fazer?

A corrida pode ser praticada por qualquer indivíduo, desde que tenha capacidade física para tal, ou seja, que a intensidade do esforço seja compatível com sua capacidade funcional. Para aqueles que já caminham e que possuem melhor condicionamento físico, a corrida passa a ser natural, pois o esforço exigido para manter a mesma frequência cardíaca no treino obriga a acelerar o passo.

Benefícios da Corrida

Correr traz muitos benefícios para a qualidade de vida:

• reduz o peso corporal
• melhora o nível de colesterol
• aumenta a capacidade cardiorrespiratória
• reduz os riscos de infarto
• aumenta a massa muscular
• reduz a variação da pressão arterial de repouso
• ativa a circulação sanguínea, diminuindo problemas do coração
• melhora a função do rim, que filtra o sangue e reduz o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo
• melhora a qualidade do sono
• estimula a formação de massa óssea ajudando a prevenir lesões como a osteoporose
• melhora a auto-estima
• aumenta o condicionamento físico
• proporciona sensação de bem-estar
• diminui o estresse e melhora a depressão
• aumenta a eficiência do metabolismo

Antes da Corrida

O ideal é consumir alimentos ricos em carboidratos com baixo índice glicêmico, ou seja, carboidratos que são absorvidos lentamente pelo organismo. Assim, eles serão liberados aos poucos durante a corrida, evitando-se a hipoglicemia (queda da taxa de glicose no sangue).

Para não correr o risco de sentir fome na hora da corrida, coma uma fruta (banana; maçã ou mamão são ideais) 15 minutos antes do treino. Não coma alimentos pesados e de difícil digestão. Use roupas de tecidos leves e confortáveis, e tênis apropriados para corrida.

Duração do Exercício

O tempo da corrida vai depender da capacidade de cada um: o importante é não exagerar. O ideal é que se façam sessões de 30 a 45 minutos, de 3 a 4 vezes por semana.

Depois da Corrida

Sendo assim é importante lembrar que após a corrida, é muito importante que se façam alongamentos, para evitar lesões. Além disso, deve-se beber água para hidratar o corpo e fazer uma refeição leve para repor os nutrientes perdidos.

Rafael D’Ávila
Personal Trainer

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